História da Câmara Municipal
A ORIGEM DE ALTO ARAGUAIA
O município de Alto Araguaia, que inicialmente chamava-se Santa Rita do Araguaya, denominação em referência à santa de devoção e ao Rio Araguaia, que margeia a sede municipal e ao mesmo tempo serve de marco divisório com o vizinho Estado de Goiás, onde também existia uma povoação com o mesmo nome; uma goiana, na margem direita, e outra mato-grossense, na margem esquerda. Formavam como que uma só unidade física.
Em 31 de janeiro de 1911, foi criada em Santa Rita do Araguaya, a primeira escola mista da povoação. Já a primeira escola primária só foi montada no ano de 1915, mas a resolução que criou o município de Santa Rita do Araguaya, sendo seu primeiro Intendente o major Carlos Hugueney, só aconteceu em 1921, através da Resolução nº 837. A década de vinte representou um período de turbulência para os moradores da região, por conta dos conflitos garimpeiros entre os caudilhos Morbeck e Carvalhinho. O Decreto nº 291, de 2 de agosto de 1933, transferiu a sede e a comarca do município de Santa Rita do Araguaya para o de Lageado (atualmente Guiratinga). A seguir, Santa Rita do Araguaya foi encampado por Lageado. Extinguia-se o município de Santa Rita do Araguaya.
Através do Decreto-Lei 208, de 26 de outubro de 1938, foi restaurado sob a denominação de Alto Araguaia, em ato de reestruturação territorial do Estado de Mato Grosso. A partir de então o termo Alto Araguaia não mais seria alterado.
O nome Alto Araguaia é de origem geográfica, pelo fato do município abrigar em seu território as nascentes do Rio Araguaia. Dentre as grandes obras a serem realizadas no município, uma delas foi o asfaltamento da então Avenida 7 de Setembro, em 1959.
Este foi o primeiro trecho urbano a receber asfalto em Alto Araguaia. Depois disso vieram outros grandes marcos para o município como, por exemplo, o primeiro banco, que foi o Banco do Brasil, instalado em 15 de setembro de 1962, sendo que a conta número 001 pertencia ao então Coronel Ondino Rodrigues Lima.
fonte:https://www.camaraaltoaraguaia.mt.gov.br/historia
CURIOSIDADES HISTÓRICAS
A pedra fundamental para a construção da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, foi colocada na principal praça da povoação e solenemente benta pelo Senhor Prelado D. Antônio Malan em 1920. – A primeira linha de tráfego terrestre foi registrada em 1921, pela Empresa Auto-Viação Jataí, que percorria 186 quilômetros até Santa Rita do Araguaya. – Em 1922, comemorando o centenário da Independência do Brasil, a cidade instalou a primeira Câmara Municipal.
A chegada das irmãs Salesianas aconteceu em 03 de dezembro de 1927 criando assim o Instituto Maria Auxiliadora, sendo fechado em 1934 e reaberto em junho de 1939. O Instituto funcionou como escola particular em regime de externato e internato durante vários anos. Passando a pertencer ao Estado em 29 de março de 1974, sendo que o regime de internato funcionou até o ano de 1987.
Os primeiros veículos a motor, três fordecos, foram trazidos para Alto Araguaia pelo Major Carlos Hugueney, em 1929. – O primeiro jornal nasceu em 1931 e foi intitulado “O Araguaia”.
Em fevereiro de 1939 começou a funcionar no povoado o Colégio Padre Carletti, que na época recebia o nome de Obras do Cristo Redentor, que tinha como inspetor o Major Carlos Hugueney. Em 1951 passou a se chamar Patronato Salesiano e dois anos mais tarde, em 1953, Colégio Padre Carletti e atendia alunos em regime convencional e em regime de internato. O colégio deixou de funcionar em 1989 devido a motivos financeiros e carência dos padres salesianos disponíveis para direcionar a obra.
Em 24 de maio de 1955, Alto Araguaia recebeu a visita do então candidato a Presidência da República, Juscelino Kubistchek.
A imagem da TV Anhanguera de Goiânia/GO, chegou ao município somente em 1973. O serviço telefônico de DDD (Discagem Direta à Distância) e DDI (Discagem Direta Internacional) veio através da Rede Nacional de Telefones em 03 de novembro de 1981, quando foram instaladas as 5 primeiras linhas telefônicas de Alto Araguaia.
ALTO ARAGUAIA ATUALMENTE
Situada no Sudeste de Mato Grosso, Alto Araguaia possui atualmente 19.385 habitantes, de acordo com o senso realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico) em 2020. Além disso, a cidade possui um clima que varia, em média de 22º C ao ano, com a precipitação de 1750 mm. Seu relevo pertence ao Planalto Taquari – Itiquira e está localizada a 17º 18’53″, numa Latitude sul e 53º 12′ 5″de Longitude Oeste. A distância de Alto Araguaia à Capital do estado de Mato Grosso é de 426 km e de outras capitais, como: Campo Grande – 500 km, Goiânia – 520 km e de São Paulo – 950 km.
Entre os espaços de lazer e entretenimento para a população, a cidade de Alto Araguaia conta com um estádio de futebol o Antônio Afonso de Melo “BILINÃO” onde já tivemos partidas memoráveis do Grêmio Esportivo Araguaiense “GABIROBA” e mais recentemente o Araguaia Atlético Clube “PANTERA” que conquistou em 2008 de forma invicta a Copa Mato Grosso de futebol profissional. Em 2009 foi vice Campeão do Estado em uma final com o Luverdense de Lucas do Rio Verde e disputou a Copa do Brasil enfrentando o Grêmio de Porto Alegre jogando em Rondonópolis. O Araguaia também disputou o Campeonato Brasileiro da Série “D”.
Estádio Bilinão em noite de jogo do Araguaia Atlético Clube
O município conta ainda com um significativo Pólo Industrial, um avanço relevante na educação, economia, no turismo, pecuária, agricultura, cultura e também no esporte.
Polo Industrial de Alto Araguaia-MT
Devido às suas características geo – climáticas, a agricultura em Alto Araguaia cresce substancialmente, é uma das maiores produtoras de soja, arroz, feijão, milho e algodão. Já o setor da pecuária vem expandindo gradualmente, tornando-se uma opção altamente rentável. Alto Araguaia conta com um rebanho de mais de 170.000 cabeças de gado.
Fonte: Alto Araguaia – Dos Garimpos à Soja de Altair Machado de Oliveira
CONHEÇA AS BELEZAS DE ALTO ARAGUAIA-MT
O cenário araguaiense é composto por grandes corredeiras, imensas grutas, exuberantes saltos e fantásticas cachoeiras, formando-se assim um verdadeiro e magnífico santuário. Não poderíamos deixar de citar, as mais importantes peças desse santuário ecológico, as nascentes do rio Araguaia.
O Rio Araguaia, principal afluente da margem esquerda do Tocantins, nasce no Município de Alto Araguaia (MT), na Serra do Caiapó, a uma altitude de 850 m, próximo ao Parque Nacional das Emas, divisa de Goiás e Mato Grosso, e corre para o Norte, desaguando na margem esquerda do Rio Tocantins, em São João do Araguaia, na divisa dos estados de Tocantins e Pará, num total de 2.115 km de extensão. Divide os Estados de Tocantins e Mato Grosso, Tocantins e Pará, e Goiás e Mato Grosso, onde se bifurca para formar a ilha do Bananal, passando seu braço direito a ser chamado de rio Javaés. É um rio de planície, muito largo e pouco profundo, com pequenas quedas e corredeiras e águas turvas. Sua largura máxima é de 1.600 km e é navegável durante a cheia por cerca de 1.300 km, de Aruanã (GO) a Araguacema (TO).
Foi responsável pelo desbravamento do Centro-oeste e conta com uma fauna e flora muito extensa e diversificada. É considerado um dos rios mais piscosos do mundo, o que atrai pescadores do mundo inteiro, profissionais e amadores que encontram os maiores bagres das Américas, piraíbas, surubins, tucunarés e pirarucu, o maior peixe de escamas dos rios brasileiros. A melhor época para a pescaria é de setembro a abril e só é permitida com molinete ou vara e para peixes com até 30 kg.
A pesca é proibida durante a piracema, período de reprodução dos peixes, de outubro a fevereiro. O início da temporada de pesca é em fevereiro e a alta temporada do Araguaia é em julho. Em toda sua extensão, existem excelentes hotéis e pousadas. No extremo Nordeste de Mato Grosso, o rio divide-se em dois braços, pela margem esquerda o rio Araguaia e pela margem direita o rio Javaés, por aproximadamente 320 km, formando a ilha de Bananal, maior ilha fluvial do mundo, onde estão várias aldeias Carajás. Durante a seca oferece diversas praias muito procuradas pelos turistas. A Cidade de Aruanã é o principal portão de entrada para o Rio Araguaia.
Seu curso é dividido em Alto Araguaia, das nascentes até a cidade de Registro do Araguaia, numa extensão de 450 km; Médio Araguaia, de Registro do Araguaia até a cidade de Santa Isabel do Araguaia, numa extensão de 1.505 km e Baixo Araguaia, de Santa Isabel até a foz, numa extensão de 160 km. Entre Aruanã (GO) e Conceição do Araguaia (PA), o fundo arenoso limita a navegabilidade no período de estiagem.
CACHOEIRAS DO MUNICÍPIO DE ALTO ARAGUAIA-MT
Cachoeira dos Padres: Queda do Rio Araguaia, à 500 m do centro da cidade;
Cachoeira do Rio Araguaia: Queda do Rio Araguaia, à 3 km do centro da cidade;
Cachoeira do Estádio Bilinão: Queda do Rio Araguaia, à 1 km do centro da cidade;
Cachoeira Couto Magalhães: Queda do Rio Araguaia, à 35 km do centro da cidade;
Cachoeira da Onça: Queda do Córrego da Água Emendada, à 41 km do Centro;
Cachoeira das Orquídeas: Queda do Córrego Rico, à 46 km do Centro;
Cachoeira da Água Emendada: Queda do Córrego da Água Emendada, à 62 km do Centro;
Cachoeira do Sonho: Queda do Rio Araguainha, à 67 km do Centro.
Gruta da Gota Santa: Rodovia MT-100, à 66 km do centro da cidade;
Loca do Rio Araguaia
RELEVO
Serra Vermelha: Formação montanhosa que oferece vista panorâmica da região, é propícia aos esportes radicais, localizada à 50 km do centro da cidade.
Serra Preta: Formação montanhosa que oferece vista panorâmica da região, localizada à 100 km do centro da cidade.
O município conta também com belezas naturais como Córrego da Água Emendada, o Rio Paraíso, o Córrego Rico e o Rio Araguainha.