Campanha Agosto Lilás

por Câmara Municipal de Alto Araguaia publicado 09/08/2023 00h00, última modificação 18/08/2023 15h48

O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher. Ela surgiu com o objetivo de divulgar a Lei Maria da Penha, que faz aniversário exatamente no mesmo mês.

Durante o mês de agosto, são realizadas diversas atividades, como debates, eventos, iluminação de prédios públicos na cor lilás, campanhas de mídia e distribuição de materiais informativos. A campanha também estimula o apoio às redes de atendimento e acolhimento às mulheres em situação de violência, bem como os canais para denúncia e os instrumentos de proteção às vítimas.

Lei Maria da Penha prevê cinco tipos de agressões que configuram violência contra a mulher. Desse modo, qualquer uma delas, deve ser denunciada.

Sendo que, na maioria dos casos, as vítimas não conseguem identificar a violência que estão sofrendo. Por isso, a campanha Agosto Lilás é tão importante.

AGRESSÕES PREVISTA EM LEI

Física – São aquelas que prejudicam a saúde corporal da mulher. Exemplos: socos, sufocamentos, uso de objetos para machucar, tortura, queimaduras e lesões com arma de fogo.

Psicológica – Ações que causam danos às emoções, comportamentos e desenvolvimento da mulher. Exemplos: chantagens, xingamentos, ameaças, proibições, humilhações e perseguições.

Moral – É considerada quando a mulher é atacada em sua idoneidade, ao ser caluniada ou difamada. Exemplos: expor a vida íntima, espalhar mentiras, acusações de traição ou destruir a reputação.

Sexual – Quando a pessoa é forçada a presenciar, manter ou participar de relações sexuais, ou seja, sem consentimento. Exemplos: estupro, obrigar ao aborto ou impedir uso de métodos contraceptivos.

Patrimonial – Situações em que a mulher seja prejudicada em seus bens de trabalho ou casa. Do mesmo modo, nas  necessidades pessoais. Exemplos: controle de dinheiro, estelionato, privação dos recursos, destruição de objetos de valor.

Esteja atento às mulheres que pedirem ajuda ao seu redor;

Ajude na educação das crianças da sua família. Elas se tornarão adultos que defendem as mulheres no futuro;

DENUNCIE através do número 180!!