Campanha Setembro Amarelo

por Câmara Municipal de Alto Araguaia publicado 12/09/2023 09h37, última modificação 12/09/2023 09h37

A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa que visa à prevenção do suicídio, um grave problema de saúde pública que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de falar sobre o assunto, buscar ajuda profissional e oferecer apoio emocional a quem precisa. O símbolo da campanha é um laço amarelo, que representa a esperança e a valorização da vida.

A campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), uma organização sem fins lucrativos que oferece atendimento gratuito e sigiloso a pessoas em situação de crise, pelo telefone 188, chat, e-mail ou pessoalmente. A campanha também conta com o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), que realizam diversas ações de divulgação e capacitação de profissionais da saúde mental.

Além disso, a campanha incentiva a participação de empresas, escolas, instituições públicas e privadas, mídia e sociedade civil, que podem realizar atividades de sensibilização, iluminação de prédios e monumentos, distribuição de materiais informativos e uso de roupas ou acessórios amarelos.

O mês de setembro foi escolhido por ser o mês em que se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro. A data foi instituída em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de chamar a atenção para a magnitude do problema e reduzir o estigma em torno dele.

Segundo dados da OMS, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, e cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano. No Brasil, são registrados cerca de 14 mil casos por ano, o que equivale a uma morte a cada 40 minutos. A maioria dos casos está relacionada a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, bipolaridade e esquizofrenia, que podem ser tratados com acompanhamento psiquiátrico e psicológico adequados. Por isso é fundamental que as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas ou que passam por situações de crise saibam que não estão sozinhas e que podem contar com ajuda. Falar sobre o que se sente é o primeiro passo para buscar soluções e superar as dificuldades.

Além disso, é importante que as pessoas próximas estejam atentas aos sinais de alerta, como mudanças de humor, isolamento social, automutilação, desesperança, desinteresse pelas atividades habituais, entre outros. Nesses casos, é preciso acolher a pessoa com respeito, compreensão e sem julgamentos, e encaminhá-la para um profissional qualificado ou para o CVV.

A campanha Setembro Amarelo é uma forma de mostrar que o suicídio pode ser prevenido e que a vida vale a pena. Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que precisa, não hesite em procurar ou oferecer apoio.

Lembre-se: falar é a melhor solução!