Conscientização do Autismo

por Câmara Municipal de Alto Araguaia publicado 03/04/2024 08h35, última modificação 03/04/2024 08h35

autismo é um importante distúrbio do desenvolvimento humano que afeta consideravelmente a capacidade de comunicação, interação social e o uso da imaginação.

Por muito tempo, acreditou-se que o autismo era causado pelo comportamento da mãe, que não forneceria afeto ao filho, porém atualmente, sabemos que é um transtorno multifatorial, afetando principalmente a comunicação, interação social e uso da imaginação.

Cada indivíduo autista tem suas peculiardidades, mas algumas manifestações são comuns:

Atraso no desenvolvimento: O bebê não se desenvolve como a maioria das outras crianças, não imita gestos e não se comunica.

Isolamento social: A criança não procura o contato ocular e tem dificuldade em estabelecer amizades.

Comportamentos repetitivos: Movimentos repetitivos, hábitos de morder roupas ou puxar cabelos.

Dificuldade de comunicação: Alguns autistas nunca falam.

Indiferença afetiva ou demonstração inapropriada de afeto.

Menos de 5% dos autistas apresentam altas habilidades, destacando-se em matemática, artes e memória. As causas dessas altas habilidades ainda são desconhecidas.

É fundamental compreender o autismo, procurar acompanhamento profissional adequado para melhorar a qualidade de vida das crianças e pessoas afetadas por esse distúrbio.

O dia 2 de abril, foi a data escolhida para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa data tem como objetivo informar e sensibilizar a população sobre o transtorno do espectro autista (TEA) e promover a inclusão das pessoas com autismo em todos os setores da sociedade.

É importante que todos nós, como sociedade, saibamos reconhecer e respeitar as diferenças e particularidades de cada pessoa com autismo. Devemos trabalhar juntos para criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos.

Em Alto Araguaia o dia da Conscientização do Autismo será comemorado com a 1ª Caminhada Azul, que acontecerá no dia 06/04/2024 (Sábado), pela manhã às 8hs, na praça Antônio Silvério da Costa, no bairro Boiadeiro.

A Câmara Municipal de Alto Araguaia apoia esta causa! Seja consciente e aprenda incluir, em meio a uma sociedade tão diversificada!!