Dia da Consciência Negra

por Câmara Municipal de Alto Araguaia publicado 21/11/2023 09h44, última modificação 21/11/2023 09h44

O dia da consciência negra é uma data que celebra a luta e a resistência dos negros contra a escravidão e o racismo no Brasil. Essa data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, um líder quilombola que morreu em 20 de novembro de 1695, após ser capturado e executado pelos bandeirantes. Zumbi é considerado um símbolo de heroísmo e liberdade para os afro-brasileiros.

O dia da consciência negra foi criado por iniciativa do Grupo Palmares, formado por estudantes negros de Porto Alegre, em 1971. O objetivo era promover a reflexão sobre a situação dos negros na sociedade brasileira e valorizar a cultura e a história africana. Em 2003, o dia 20 de novembro foi incluído no calendário escolar como o Dia Nacional da Consciência Negra, e em 2011, foi instituído oficialmente como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A importância dessa data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. É preciso abordar, não só no dia da consciência negra, mas em todos os dias, temas como o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e a cultura afro-brasileiras, para que todos entendam a importância e o valor que as pessoas afrodescendentes possuem. Além disso, a data também é uma oportunidade para celebrar a diversidade e a riqueza da contribuição negra para o Brasil.