MAIO LARANJA

por Câmara Municipal de Alto Araguaia publicado 14/05/2024 13h35, última modificação 20/05/2024 08h13

O combate ao abuso e à exploração sexual infantil é uma questão de extrema importância. No Brasil, a problemática da exploração sexual infantil engloba diversos fatores, especialmente o social, o cultural e o financeiro.

A exploração sexual ocorre quando a criança é explorada para fins sexuais, nas circunstâncias de escravidão, turismo sexual ou outras formas de abuso, como a exposição a materiais pornográficos e violações dentro do contexto familiar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, dos 204 milhões de crianças com menos de 18 anos, 9,6% sofrem exploração sexual, 22,9% são vítimas de abuso físico e 29,1% têm danos emocionais. No Brasil, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente.

O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, período de enfrentamento e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Especificamente, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O Governo Federal desenvolve uma série de ações de enfrentamento à violência, como o Programa Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes (PNEVCA), instituído por decreto assinado pelo presidente da República.

É urgente discutir e combater esse preocupante cenário. Todos nós podemos fazer a diferença nessa luta, seja através da denúncia de casos suspeitos, da educação e conscientização sobre o tema, ou do apoio a organizações que trabalham para proteger as crianças e adolescentes.

NÃO fique calado!! DENUNCIE!!