Não fique sem votar!

por Câmara Municipal de Alto Araguaia publicado 30/04/2024 09h45, última modificação 30/04/2024 09h46

Desde 2008, a Justiça Eleitoral optou por utilizar impressões digitais para identificar biometricamente o eleitorado. A coleta da biometria é um serviço eleitoral obrigatório e gratuito, realizado apenas em atendimentos presenciais. Os benefícios da identificação biométrica incluem maior segurança no processo eleitoral, evitando que uma pessoa vote no lugar de outra, além de detectar eleitores registrados mais de uma vez no Cadastro Eleitoral. A biometria também faz parte da base de dados da Identificação Civil Nacional, que visa identificar brasileiros em suas relações com o Estado e facilitar o uso de diversos serviços de identificação.

O processo de identificação biométrica começa com a coleta da biometria, onde a Justiça Eleitoral registra a impressão digital, a assinatura e a foto do eleitor no Cadastro Eleitoral. Esses dados biométricos são utilizados para identificação em dois momentos:

1. Dia de eleição: Para liberar o voto na urna eletrônica, a identificação biométrica ocorre quando o eleitor apresenta um documento oficial com foto na seção eleitoral. O mesário verifica os dados biométricos antes de liberar a urna eletrônica.

2. Processamento do Cadastro Eleitoral: Para detectar duplicidades de inscrições, as impressões digitais e fotos coletadas são comparadas com outras armazenadas no Cadastro Eleitoral por meio do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS). Se houver duplicidades, o Juízo Eleitoral toma medidas para excluir registros indevidos.

Agora, sobre a regularização do título de eleitor, existem algumas opções:

1. Autoatendimento Eleitoral: Se você já realizou a coleta biométrica no passado, pode regularizar o título cancelado pelo autoatendimento. Caso contrário, é necessário agendar um atendimento presencial no cartório eleitoral.

2. Pela internet: Acesse o Autoatendimento Eleitoral no site do TSE, clique em “Título Eleitoral” e selecione a opção “Regularize seu título eleitoral cancelado”. Preencha o formulário e envie os documentos solicitados. Os documentos necessários incluem:

• Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
    • Comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses.
    • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver).

Para verificar sua situação e obter mais detalhes, você pode seguir as etapas no Portal do TSE. Na coluna “Autoatendimento do Eleitor”, clique no menu “Título de eleitor” e depois em “Como regularizar seu título”. Insira os dados solicitados pelo sistema (nome completo, número do título ou CPF) para consultar sua situação.

Atenção ao prazo!!! O prazo para regularizar o título ou cadastrar a biometria vai até o próximo dia 8 de maio, não perca o prazo e não fique sem VOTAR!!