Todos contra a DENGUE!!

por Câmara Municipal de Alto Araguaia publicado 22/02/2024 14h35, última modificação 22/02/2024 14h40

A prevenção da dengue começa em casa, no seu quintal, pois envolve medidas que evitam a reprodução do mosquito, veja algumas medidas importantes que vc pode tomar:

1. Eliminar os focos de água parada: O mosquito se prolifera em locais com água parada. Portanto, é essencial eliminar os focos de água. Isso inclui manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia, guardar garrafas com a boca virada para baixo, limpar sempre as calhas dos canos, não jogar lixo em terrenos baldios, colocar o lixo sempre em sacos fechados, manter baldes, caixas d’água e piscinas sempre tampados, deixar pneus ao abrigo da chuva e da água, eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados, furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água, lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.
  2. Aplicar larvicidas: Em locais com muitos focos de água parada, como depósitos de sucata, ferros-velhos ou lixões, é realizada a aplicação de larvicidas, ou seja, produtos químicos que eliminam os ovos e as larvas do mosquito. Entretanto, essa aplicação deve ser sempre feita por profissionais treinados.
  3. Usar repelente e roupas mais compridas: É recomendado usar repelente diariamente nas áreas expostas do corpo, como rosto, orelhas, pescoço e mãos, e usar calça comprida e blusa de manga comprida em tempos de epidemia.
  4. Tomar a vacina contra a dengue: os imunizantes serão destinados, inicialmente, a regiões com maior incidência e transmissão do vírus, contemplando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue. Segundo o Ministério da Saúde, 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que são consideradas endêmicas para a doença.O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Como a vacina fornecida pelo SUS ainda não está disponível para todas as cidades do Brasil,  é possível encontrá-la também, em clínicas particulares.

Lembre-se, a dengue é uma doença séria, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo. Portanto, é muito importante tomar todas as medidas preventivas possíveis, pois além da Dengue, o mosquito também pode transmitir doenças como Zika e Chikungunya!!

Em Alto Araguaia, os casos registrados de Dengue ainda são baixos, certa de 69 notificações, porém esse número pode ser muito maior, pois a população muitas vezes não procura o posto de atendimento para se tratar de forma adequada. É preciso muito cuidado ao administrar medicamentos em casa, em tempos de Dengue, lembre-se que o uso de anti-inflamatórios pode piorar a doença, pois ao sentir qualquer sintoma, procure atendimento médico!