Veja como regularizar o seu Título de Eleitor.

por Câmara Municipal de Alto Araguaia publicado 21/02/2024 14h55, última modificação 27/02/2024 09h41

O título eleitoral é o documento que atesta o alistamento eleitoral, habilitando o cidadão ou a cidadã a exercer o direito do voto. Ele é essencial para participar das eleições e referendos. Além disso, o domicílio eleitoral é o lugar onde você vota, geralmente o município onde reside.

Você pode solicitar a alteração dos seus dados pessoais (nome, endereço, estado civil, profissão, grau de instrução, dentre outros) ou a mudança do seu local de votação dentro do mesmo município pelo sistema Autoatendimento Eleitoral - Título Net ou presencialmente em uma unidade de atendimento da zona eleitoral de sua cidade. Você também pode verificar a situação do seu título, consultar o local de votação ou obter a via digital do título, através do aplicativo e-Título, que também permite apresentar justificativa eleitoral e consultar histórico de justificativas.

O prazo para regularização do título de eleitor é de quatro meses antes das eleições. Em 2024, o primeiro turno das Eleições Municipais ocorrerá em 6 de outubro. Isso significa que o cadastro eleitoral estará fechado para novas inscrições após o dia 8 de maio. Portanto, é importante não deixar para a última hora para solicitar o título! O fechamento do cadastro é definido em lei e ocorre sempre nos anos em que são realizadas eleições para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número de eleitoras e eleitores aptos a votar.

O mesmo prazo vale para quem está em situação irregular por ter deixado de votar ou justificar a ausência às urnas nas três últimas eleições. Ou, ainda, para quem mudou de cidade e precisa solicitar a transferência de domicílio eleitoral.

Então fique ligado no prazo e não perca a oportunidade de regularizar a sua situação eleitoral, não deixe de exercer o seu direito!! VOTE!!!